De acordo com o projeto apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na tarde dessa quinta-feira (4), em Brasília (DF), trecho terá cinco praças, com tarifas de até R$ 13,80
Está em andamento mais uma concessão de rodovias no País. Trata-se do trecho de 304 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte (MG), no cruzamento com a BR-262, sentido Sabará (MG), até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares (MG), que deve ser leiloado até o fim deste ano.
Segundo a ANTT, o projeto foi apresentado em audiência pública realizada na tarde dessa terça-feira (3), no edifício-sede da Agência, em Brasília (DF), e deve ser entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) até setembro.
Conforme consta no edital, o trecho a ser concedido terá cinco praças de pedágio novas. Os investimentos são da ordem de R$ 5,5 bilhões e outros R$ 5 bilhões previstos em recursos operacionais num prazo de 30 anos.
A sessão pública contou com 21 manifestações orais e mais de 150 participantes de forma remota – entre eles, lideranças locais. No trecho a ser concedido circulam produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais.
Pedágio
De acordo com o edital, a nova concessão da BR-381 terá cinco praças de pedágio instaladas, com tarifas nos valores entre R$ 10,79 e R$ 13,80. Os locais previstos são:
- Caeté (R$ 13,80)
- João Monlevade (R$ 11,52)
- Jaguaraçu (R$ 13,40)
- Belo Oriente (R$ 10,79)
- Governador Valadares (R$ 11,24)
Descontos
Assim como em outras concessões federais, á previsão de descontos para que trafega com frequência em determinados trechos. é o chamado desconto progressivo na tarifa.
Sinalização
De acordo com a ANTT, estão previstas as obras de:
- recomposição da sinalização vertical e horizontal
- 132 km de duplicações
- 56 km de faixas adicionais em pista dupla
- 44 km em pista simples
- 11 km de vias marginais
- 23 travessias de pedestres
- correções de traçado, entre outras benfeitorias
Ainda de acordo com a Agência, de Belo Horizonte até a rodovia MG-434, saída para Itabira (MG), a BR-381 terá três faixas por sentido. Além dos aspectos estruturais, a nova concessão prevê mais segurança aos usuários. Nesse sentido, levantamento da agência aponta que por meio das concessões, entre 2015 e 2019, houve duas importantes reduções: 20% nos acidentes (sinistros) graves e 25% no número de mortos.
fonte: estradas.com.br